background
16 de março de 2018

Estou com câncer. E agora?

Por Dr. Fabio Fin

Quando a pessoa recebe o diagnóstico ou uma suspeita de câncer, surgem inexoravelmente momentos de angústias e incertezas. Em uma fração de segundos, muda toda uma vida. Afinal, descobrir que esta com Câncer é algo que ninguém está preparado para enfrentar…

Em uma fase onde muitos ficam sem rumo, um passo a passo sobre o tratamento pode ajudar muito neste momento da doença. Confira as recomendações dos oncologistas Dr. Bruno Azevedo e do Dr. Fabio Fin.

Um profissional dedicado, que está bem preparado e se importa com o paciente e com o planejamento de todo o tratamento. Aquele médico em que você realmente confia. Vale lembrar que o melhor tratamento para diversas doenças é melhor decidido numa equipe multidisciplinar, com especialistas de diversas áreas.

Esta fase não deve ser um teste solitário de resistência… Todo apoio é muito importante!

Muitas vezes pensamos que a tristeza, choro, medo ou raiva são sinais de fraqueza. Na verdade não são. Esconder estes sentimentos podem tornar mais difícil o entendimento da doença e atrapalhar o seu tratamento.

A partir de agora, de acordo com os limites que o tratamento impõe, é preciso atenção à alimentação, bebida e à forma como as atividades diárias são executadas. Adotar práticas saudáveis, como exercícios leves e terapias alternativas como ioga, acupuntura e meditação podem contribuir com o tratamento realizado.

Nas consultas médicas, é importante tirar todas as dúvidas, algumas delas:

• Quais as causas para este problema?
• Outras pessoas da família podem ter o mesmo tipo de doença?
• Qual é a fase da doença?
• Que mudanças de atitude e hábitos são importantes? Quais são as opções de tratamento para o meu caso? Existe chance da doença ser curada com este tratamento?
• Quais os efeitos colaterais deste tratamento?
• A doença pode avançar ao longo do tratamento?
• O que posso fazer para controlar os sintomas da doença?
• Poderei trabalhar durante o tratamento?
• Meu seguro de saúde cobre meu tratamento? Terá algum custo?

Vale ressaltar que todo tratamento deve ser individualizado. Cada caso é um caso diferente. Lembre-se: quanto mais você compreender sobre o tratamento, maiores são as chances de tudo sair conforme o planejado.

Tire todas as suas dúvidas, conte com a equipe multidisciplinar, junte suas forças aos amigos e familiares, e tenha confiança sempre.

Tem alguma dúvida? Entre em contato e marque uma consulta: (41) 98752-3624

avatar

Dr. Fabio Fin
Cirurgião Oncológico pelo Conselho Federal de Medicina; Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e membro titular da Sociedade Européia e Americana de Oncologia Ginecológica e especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva.