O útero é o órgão que tem a função principal de abrigar o bebê durante a gravidez. Está localizado entre a bexiga urinária e a porção final do intestino (também conhecida como reto) e é constituído por 3 partes: o colo, o corpo e as tubas uterinas.
As tubas (trompas) são canais que comunicam os ovários ao útero, servindo como local da fecundação e transporte para os óvulos ou embrião em direção ao útero, onde após o implante do mesmo, é possível o desenvolvimento de uma gravidez. Se a mulher não iniciar um período de gestação, há uma camada interna chamada endométrio, que descama e sangra todo mês – processo conhecido como menstruação.
O corpo do útero é também a parte do útero que abriga o bebê durante a gravidez e, se não tiver gravidez. Sua camada do meio é constituída por um músculo, sendo responsável pela contração do útero no período das menstruações e do trabalho de parto. A camada mais superficial e externa do útero, é fina e lisa fazendo com que o útero deslize quando em contato com outros órgãos abdominais. O colo do útero é responsável por segurar o bebê dentro do corpo do útero durante a gravidez. Ele é a parte do útero que se conecta diretamente na vagina.
O câncer de útero geralmente surge no corpo do útero, principalmente na sua porção mais interna, no endométrio.Sabe-se que o câncer uterino ocorre com mais freqüência nas mulheres após a menopausa. Isso acontece porque depois dessa idade, o endométrio tem uma tendência a ficar fino e delicado. Nas mulheres com aumento dos níveis de estrógeno no sangue, o endométrio pode ficar mais inchado, facilitando o surgimento do câncer de útero.
Existem tumores que surgem no músculo do corpo do útero. Os benignos são muito comuns e são popularmente chamados de miomas. A versão maligna do mioma é muito rara, e é chamada de sarcoma uterino. Por serem muito raros e com tratamento diferente, neste texto citaremos apenas o câncer de endométrio.
O principal sintoma relacionado ao câncer de útero é o sangramento semelhante a menstruação após a menopausa, mas também pode ocorrer simultaneamente ao começo da menopausa. Portanto, se houver sangramento em algum período em que as menstruações pararem definitivamente e/ou começar a ocorrer fora do período de menstruação, a mulher deve procurar o seu ginecologista imediatamente.
Além do sangramento, alguns outros sintomas podem ocorrer:
• Dificuldade ou dor na urina.
• Dores durante a relação sexual.
• Dor na área pévica.
O câncer de útero surge no corpo uterino, enquanto que o câncer de colo de útero surge exclusivamente no colo do útero. A principal diferença na prática é que o colo uterino é a parte do útero que é possível ser vista no exame ginecológico e sua prevenção é feita com a coleta do Papanicolau.
O câncer do útero surge no corpo uterino em uma porção interna do órgão, portanto, ela não pode ser visualizada no exame ginecológico.
O câncer de útero- endométrio é tratado geralmente com cirurgia laparoscópica. Através de técnica minimamente invasiva, podemos realizar a retirada do útero, tubas, ovários e linfonodos quando necessário com um tempo de recuperação mais rápido. Em alguns casos, após a cirurgia indicamos a radioterapia e/ou quimioterapia para diminuir a taxa de retorno da doença.